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A Gestão da Saúde: Os atores em Pleno Conflito


A classe médica insatisfeita com os baixos valores de remuneração, acrescido da falta de estrutura, equipamentos adequados nas instalações em que muitas vezes trabalham e agora com o Programa "Mais Médicos"está manifestando em todo o Brasil, tamanho o descontentamento junto ao governo federal e com os compradores de serviços, estes por sinal também descontentes com a dificuldade em conseguir médicos para atender os pacientes dos seus serviços e naponta desta linha, os clientes por sua vez, também insatisfeitos com a grande demora da assistência seja ela dada por Planos de Saúde ou pelo próprio SUS. O que tenho observadoé que a questão da saúde perpassa diretamente pela falta de gestão em nossos serviços.

Em recente pesquisa, observei que os Hospitais não estão valorizando o seu ator mais importante: Os médicos. Em minha pesquisa realizada em hospitais certificados, percebi que 90% dos clientes responderam que procuraram determinada instituição de saúde em função da indicação medica. E porque não valorizar este profissional que traz o cliente sem investimento maciço em marketing ou seja, sem efetivamente gastarmos um centavo com Propagandas e outros meios para a obtenção deste cliente?

Isto talvez possa ser explicado pela falta de conhecimento efetivo de qual o meio de marketing é mais eficiente para fidelizar o cliente em serviços de saúde. Observei que os clientes em sua grande maioria comentaram que não observaram as características e nomes dos hospitais onde eram encaminhados e sim por quem os encaminharam. Esta informação colhida na pesquisa mudou um pouco o meu olhar como gestor hospitalar já que entendia o medico apenas como um dos envolvidos no processo da assistênciaa saúde e hoje, percebo que devo investir em "Programa de incentivos" para captar e reter médicos que consequentemente direcionarão novos pacientes ao hospital. Se partirmos deste principio, estaremos não só oferecendoaos médicos uma remuneração diferenciada mas também impulsionando os Hospitais com aumento do volume de clientes sem o investimento pesado em Marketing que é muito comum. E o Governo Federal e os Gestores de Planos de Saúde como poderão desenvolver ações desta natureza já que elas elevam seu custo assistencial? A sugestão é entender que remunerar melhor trará maior satisfação e interesse entre os prestadores de serviços médicos que atenderão com maior presteza e resolubilidade seu paciente fazendo que custos desnecessários ou custos da não assistência imediata sejam economizados na obtenção da cura deste paciente. Esta matemática é difícil solução mas em um futuro próximo quando percebermos que deveríamos ter calculado este custo em prol da eficiência da assistência à saúde entenderemos como é difícil o papel do médico  que está na linha de frente da atenção ao paciente em seu dia a dia passando a incentiva-los com os referidos programas.

O Cliente no final desta linha, sabendo que poderá contar com profissionais bem preparados e remunerados sentirá muito mais confiança na assistência com isto maior satisfação com seu prestador de serviços seja ela publico ou privado. Longedizer que estou incentivando uma atenção pautada apenas na remuneração, mas reforço que uma melhorando-a gerará uma despreocupação com o volume de assistência refletindo em um atendimento mais qualitativo e uma resolubilidade maior.  Em minhas próprias experiências, como trabalho no meio e tenho alguns amigos médicos que sempre comentam que precisam atender em serviços privados um grande volume para conseguir manter um padrão de remuneração interessante e nos serviços públicos, o inverso, ou seja, em função da baixa remuneração atendem a um volume menor dedicando menor tempo nestes serviços.

Não seria o momento de mudar o modelo de remuneração dos serviços de saúde sejam em todas as esferas publicas e privadas? Deixo esta pergunta em aberto para reflexão dos leitores já que pelo meu entendimento caso isto ocorra, todos os atores estarão sendo envolvidos e o eterno conflito da saúde será mitigado.

Tarcisio Dayrell Neiva

Mestre em Administração

Consultor/Gestor Hospitalar


Autor: Tarcisio Dayrell Neiva